Coater - Ação Social
Logo - Coater






Portal do Cooperado

Esqueceu sua senha?

COATER implanta o Programa de Inclusão Digital – Conecta Campo em assentamentos

     

 

 Os assentados da reforma agrária da região de Andradina (SP) poderão ampliar seu potencial produtivo graças a uma parceria inédita firmada entre o Incra-SP, COATER ( Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural) e as Prefeituras Municipais: o Programa de Inclusão Digital do Produtor Rural – CONECTA CAMPO. Trata-se da capacitação através de curso de informática básica voltado a aprimorar a capacidade de organização, controle e participação dos produtores assentados.

   “Este projeto tem como objetivo promover a inclusão social dos produtores rurais assentados, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida de um indivíduo, de toda uma comunidade. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social e o desenvolvimento econômico das comunidades contempladas com o Programa da Inclusão Digital do Produtor Rural- CONECTA CAMPO.”-analisa Hiroshi Kakinohana, presidente da COATER.

 

 

      O Programa de Inclusão Digital do Produtor Rural será realizado pelas assistentes sociais da COATER, que ministrarão o curso de informática básica inicialmente em três assentamentos  – Rosely Nunes (Itapura)- responsável: Janaína Barros, Arizona (Andradina)-Jéssica Pedro Gonçalves e Primavera II (Mirandópolis)-Suzana Lisboa. A COATER fornecerá apostilas com instruções sobre edição de texto (word), planilhas eletrônicas(excel), além de conhecimentos sobre a internet e correspondência eletrônica. A capacitação também abordará as ferramentas disponíveis em sites que oferecem serviços voltados ao produtor rural, além de instruir sobre a melhor forma de obter informações a respeito do setor agropecuário brasileiro.

      “Nosso objetivo é envolver os projetos de assentamentos na era digital e possibilitar que a informação seja cada vez mais um elemento de inclusão social, oferecendo oportunidade para o desenvolvimento individual e de toda a comunidade. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.   O curso terá duração de 5 meses, 160 horas, sendo realizado na Sede do Rosely Nunes  todas as quartas-feiras (2 horas de aula), 20 participantes de diferentes faixas etárias divididos em 2 turmas: matutina e vespertina. A equipe de assistente sociais da COATER dispõe de 06 notebooks doados pela COATER para a execução do CONECTA CAMPO. No final do curso, os participantes receberão certificados.”- afirma Janaína Barros, assistente social da COATER.

   Dia 7 de julho, foi dia de vitória e conquistas para o assentamento Rosely Nunes, que além de ter sediado a aula inaugural da inclusão digital, recebeu o Projeto do MDA, Arca das Letras e o acervo da biblioteca rural, além de anunciar o início do EJA, ensino de jovens e adultos.

FONTE: CRISTIANE ALEGRE - COMUNICAÇÃO SOCIAL COATER - JORNAL O FOCO - EDIÇÃO 12/07/2016 - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN

GALERIA DE FOTOS