Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




COATER PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE EM ASSENTAMENTOS

09/05/2016

     A COATER (Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural) realiza durante o mês de maio a Campanha de Vacinação contra Brucelose nos Projetos de Assentamento da região de Andradina, com exceção dos lotes irregulares e lotes bloqueados pela CGU (Controladoria-Geral da União), estes não terão seus rebanhos vacinados pela equipe veterinária da COATER, segundo orientação da Superintendência Regional do INCRA -SP. No entanto, é imprescindível contratarem um profissional habilitado, por se tratar de Zoonose. A não vacinação acarreta multa ao produtor no valor de 5 ufesp por cabeça, em média, R$ 115,00/cabeça.

       A Brucelose é uma zoonose, onde a via comum de transmissão para o homem, se dá pelo contato direto com animais infectados ou pelo consumo de leite não pasteurizado e seus derivados. É obrigatória a  vacinação por todas as fêmeas da espécie bovina e bubalina (búfalos), entre 3 e 8 meses de idade. Com esta ação objetiva-se baixar consideravelmente a prevalência da brucelose nessas espécies. A vacina contra a doença, a B-19, deve ser aplicada somente por veterinários qualificados. Uma única dose da vacina garante a proteção para o resto da vida do animal. A vacinação tem importância socioeconômica, de saúde pública e comercial (animais e subprodutos animais), podendo evitar sérios prejuízos, como a diminuição da produção de leite e carne e a perda de bezerros por aborto.

 

 

     “A estimativa é a vacinação de aproximadamente 1.800 cabeças nos diversos assentamentos. O custo para o beneficiário (produtor assentado) da Reforma Agraria é R$ 3,00/animal, custo relativo à dose da vacina. A equipe veterinária da COATER em parceria com os técnicos, faz a divulgação prévia para garantir o sucesso da Campanha, através de cartazes fixados em pontos estratégicos, como nos tanques de leite, sedes, pontos de maior fluxo nos assentamentos. É da competência do beneficiário, permanecer no lote na data marcada e prender seu rebanho, agilizando assim o processo.” – explica a Coordenadora, Maria Cecília Murback.

      

 

 

        Importante ressaltar que os veterinários da COATER visitarão todos os lotes indicados pelo responsável do tanque de resfriamento do leite e pelo(s) Coordenador(es) do assentamento. Após a realização da vacina, o profissional entrega ao produtor o Atestado de Vacinação contra Brucelose, informando a quantidade de bezerras vacinadas. Este atestado deve ser entregue no escritório rural ou no escritório de Defesa Agropecuária até o final do mês de maio, obrigatoriamente.

FONTE: Cristiane Alegre - Comunicação Social COATER - Jornal O FOCO - Edição de 10/05/2016 - Jornalista José Carlos Bossolan