Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




COATER : O poder de agir para um futuro sustentável

03/07/2016

      Desde 1923, todo o primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Ao longo do tempo, o cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço próprio, definido por uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social.

   No dia 2 de julho de 2106, o Dia Internacional das Cooperativas celebrará o modo como as empresas cooperativas contribuem para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que estabelecem, até 2030, uma agenda ambiciosa para acabar com a pobreza, combater as alterações climáticas, assegurar a qualidade de vida e a inclusão para todos.

     As cooperativas, enquanto entidades baseadas em valores e princípios vocacionados para satisfazer as necessidades das pessoas, são parceiros bem colocados para ir ao encontro dos ODS, contra a fome, pela segurança alimentar, pela igualdade de gênero, pelo crescimento inclusivo e pela produção e consumo sustentáveis, entre outros objetivos.

     O tema 2016 também se alinha com o slogan para a Cúpula Internacional das Cooperativas - "Cooperativas: o poder de agir", que será realizada em Quebec, no Canadá, de 11 a 13 de Outubro.
      A comemoração deste ano, tem como slogan: “Cooperativas: O poder de agir para um futuro sustentável”. Assim a história da COATER (Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural) se iniciou em 12 de fevereiro de 1999 em Paraguaçu Paulista-SP, quando 20 cooperados uniram-se em torno de um propósito: contribuir para uma Agricultura Sustentável, promovendo a eficiência e eficácia econômica e social dos produtores rurais. Ao longo de sua trajetória de 17 anos de ações que constroem e transformam vidas, tornou-se uma das maiores Cooperativa de Trabalho do Interior Paulista.

    

Cooperados de Paraguaçu Paulista, Andradina, Presidente Venceslau e Araçoiaba da Serra presentes na Assembleia Ordinária em 31/03/2016

 

“Hoje, em todo mundo, são mais de 2,6 milhões de cooperativas e neste dia que comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo, nos orgulhamos de nossa história que foi pacientemente construída e celebramos todas as nossas conquistas, pautadas em respeito,  reconhecimento e credibilidade. Não nos esquecendo nem mesmo daquelas situações difíceis que, no final, nos fizeram crescer; pois o sucesso só se alcança com esforço redobrado, com determinação, vontade e principalmente com a união de seus cooperados em prol de um comprometimento na construção de um mundo melhor.”- celebra o presidente da COATER, Hiroshi Kakinohana

  

          Conselho Administrativo eleito - período: 2016-2020                    Conselho Fiscal eleito - 2016-2017

 

   “Este é o momento ideal para a sensibilização de que o cooperativismo é melhor forma de inclusão social no mundo, isso é, compartilhando com toda a sociedade o conhecimento dos benefícios, valores e princípios do movimento, promovendo diálogo e entendimento entre as gerações e propagando ideais como a paz, liberdade e solidariedade. As cooperativas são verdadeiras promotoras do desenvolvimento sustentável. ” finaliza o vice presidente da COATER, Franscico Carlos Honorato.

 

Equipe de cooperados Convênio COATER-INCRA - Unidade Andradina - SP

 

FONTE: CRISTIANE ALEGRE COMUNICAÇÃO SOCIAL COATER - JORNAL O FOCO - EDIÇÃO DE 05/07/216 - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN