Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Coater Ambiental auxilia regularização de postos de combustíveis

28/11/2016

Entenda porque os postos de combustíveis não podem funcionar sem licença ambiental

O licenciamento ambiental de postos de combustíveis é obrigatório pela legislação vigente já que a atividade é considerada potencialmente poluidora, principalmente porque combustíveis e outros produtos contem substancias químicas nocivas ao ambiente em caso de vazamentos. Para o devido controle dos sistemas de abastecimentos, a Coater Consultoria Ambiental conta com um engenheiro  capaz  de atender aos requisitos dos órgãos ambientais em diferentes cidades da nossa região.

Recentemente a Coater realizou o gerenciamento de resíduos para o licenciamento ambiental do Auto Posto Irmãos Lima, Delta e Posto da Barra, Posto da Estancia e Posto Portal.

A maioria dos postos de combustíveis da nossa cidade  possui licença ambiental para funcionarem. Como as recentemente publicadas Resoluções da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) nº 021/2011 e 034/2011, que regulamentam os critérios para o licenciamento de todos os tipos de postos de combustíveis, em categoria de revendedor, de abastecimento, de sistema retalhista  ou de posto flutuante.

João Gabriel Bertoli, Engenheiro Ambietal da Coater, destaca que o licenciamento ambiental de postos de combustível segue diferentes procedimentos conforme se tratar de novo estabelecimento ou se for um estabelecimento antigo. Nos antigos, o objetivo é investigar possíveis contaminações pois é comum tanques apresentarem sinais de vazamentos.

O engenheiro explica que além da investigação   sobre vazamentos, outros levantamentos são necessários para adequação de um posto de combustível á legislação ambiental como no caso da coleta de produtos que podem contaminar o solo.