Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Irrigação SUSTENTÁVEL

03/01/2018

Ano de 2018 e você que pensa em investir em em tecnologia para assegurar a produção. Se você quer ter uma irrigação SUSTENTÁVEL sem jogar dinheiro no ralo com multas ambientais, falta de água e conta de energia você precisa planejar sua irrigação com até um ano de antecedência.
O post de hoje vai orientar você sobre os 4 primeiros passos pra quem quer ter uma produção homogênea nas safras de 2018.

1º Gestão hídrica.

Não adianta investir alto em um sistema de irrigação e não ter água suficiente pra tocar. Nós da Coater - Consultoria Ambiental realizamos o planejamento hídrico da sua propriedade levantando todos os rios existentes e a vazão que cada um pode oferecer. Á partir disso fica mais fácil saber quantos hectares o produtor tem capacidade de irrigar.

2º Escolha do sistema de irrigação.

Agora que o produtor já sabe o volume de água que o corpo hídrico tem a oferecer é hora de escolher o sistema de irrigação. São inúmeras opções como gotejamento (localizada), pivô central (aspersão), carretel, etc. Cada sistemas possui suas particularidades com vantagens e desvantagens de acordo com a topografia, quantidade de água e energia elétrica que a propriedade tem a oferecer.

3º Energia elétrica.

Com o projeto do sistema de irrigação pronto o próximo passo é a energia elétrica. O produtor precisa saber como levar a rede até a bomba de captação e se sua rede elétrica tem estrutura suficiente para tocar a irrigação sem causar quedas ou alto consumo.

4º Licenciamento Ambiental.

A outorga junto ao DAEE dá o direito de uso da água e trabalha concomitante aos estudos hidrológicos. Dependendo de como será a captação superficial também é necessária uma licença de intervenção em área de preservação permanente junto a CETESB. Ambas são licenças que, se planejadas, resolvem o problema do produtor rural sem dor de cabeça.

Nós da @coaterambiental realizamos licenciamento ambiental e gestão hídrica para proprietários rurais que querem investir em irrigação. Venha nos conhecer e procure uma recomendação com nossos clientes, entre em contato pelo (18) 3361-6530 ou (18) 99722-8814.