Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Milhares de cidades em todo o mundo se preparam para participar da Hora do Planeta 2018

19/03/2018

A Hora do Planeta é uma ação de mobilização do mundo que visa conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas.

O dia 24 de março, sábado, marca a data da campanha mundial “Hora do Planeta” em 2018. Trata-se da maior ação de mobilização do mundo para conscientização sobre as mudanças climáticas. Nesta edição, a grande novidade fica por conta do lançamento de uma estratégia de três anos (até 2020) por parte dos organizadores, que tem como foco a relação entre as mudanças climáticas e a importância da biodiversidade.

Criado pela ONG WWF em 2007, na cidade australiana de Sydney, este evento surgiu com a proposta de mobilizar o maior número de pessoas possíveis, por meio de uma ação coletiva que consistia em desligar todas as luzes por uma hora. Com o passar dos anos, a iniciativa despertou o interesse de outras grandes metrópoles mundiais, transformando aquilo que antes era um ato simbólico em um ponto expressivo no calendário ambiental.

Em nota oficial em seu site, a WWF-Brasil falou sobre a importância do movimento, listando uma série de consequências extremas que aconteceram em 2017 por conta das mudanças climáticas sofridas pelo planeta. O coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Nahur, explanou que, além dos efeitos visíveis, o aquecimento da temperatura global provoca consequências silenciosas e ainda mais graves, em especial com relação à biodiversidade.

O diretor-geral do WWF Internacional, Marco Lambertini, também comentou a ação, explicando que a “Biodiversidade e natureza sustentam nossas vidas, nossas economias, nossa saúde, nosso bem-estar, nossa felicidade. É o alicerce do nosso planeta vivo. Estamos empurrando o planeta e seus sistemas naturais até o limite. A Hora do Planeta é nossa chance de usar nosso poder, como indivíduos e como um coletivo, para exigir e agir em prol da proteção deste planeta como recompensa a tudo que nos dá”.

No último ano, 187 países participaram da campanha, com mais de 3.000 prédios completamente apagados durante 60 minutos. No Brasil, 145 municípios se inscreveram no evento, contando com a participação de mais de 600 prédios e o envolvimento de 250 mil pessoas. A expectativa para a Hora do Planeta 2018 é de que os números continuem a subir consideravelmente.

Para os interessados em cadastrar sua cidade, a WWF-Brasil criou um sistema de adesão que pode facilmente ser acesso pelo site oficial da campanha. Também na plataforma, é possível saber um pouco mais sobre a iniciativa, conhecer a lista completa de cidades participantes em todo o mundo (além de empresas e instituições) e ainda compartilhar ideias de ações para serem realizadas durante a ação (com a hashtag #ConectadoNoPlaneta).

Este ano, a hora do planeta acontece das 20h30 às 21h30, no dia 24 de março.

Imagem: Hora do Planeta / Facebook