Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Serviço Social da COATER lança Campanha do Outubro Rosa nos assentamentos

06/10/2015

O serviço social da equipe multidisciplinar do contrato COATER a serviço do INCRA vem realizando atividades diferenciadas no que tange a área de desenvolvimento humano e no campo motivacional, atuando de forma marcante, além do comprometimento nos atendimentos específicos previstos no contrato de prestação de assistência técnica nos assentamentos que prevê um amplo raio de atuação e orientação voltado para o beneficiário, envolvendo  por exemplo os seguintes encaminhamentos dentre os benefícios previdenciários: o auxílio doença, maternidade, auxílio reclusão, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, por tempo de serviço, pensão por morte e benefício de prestação continuada (BPC); orientação sobre Guarda, Tutela e Curatela. As assistentes sociais junto ao CRAS (Centro de referência de Assistência Social), orientam a respeito da realização e atualização do cadastro Único, Programa Bolsa Família, Renda Cidadã e acompanhamento psicológico. Não apena isso, mas tem a responsabilidade de encaminharem os beneficiários para as Políticas Públicas, como conselho tutelar, delegacia da mulher, defensoria pública, em casos que os direitos foram violados ou se apresentar qualquer situação de risco. São também as assistentes sociais que realizam o diagnóstico Social do Programa Brasil sem Miséria no Campo e a Inclusão Produtiva Rural.

   A equipe do Serviço Social da COATER, composta por cinco profissionais: Janaína Barros, Jéssica Pedro, Ana Luiza Pimentel, Suzana Lisboa e Leidiane Carvalho,  aceitaram o desafio de transformar vidas, desenvolvendo ações inovadoras que motivassem principalmente as mulheres assentadas, elevando sua autoestima e oferendo oportunidades únicas de interação. Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, buscaram a parceria da Embelleze, oferencendo massagens e tratamento estético, além de uma palestra motivacional: a importância da autoestima, com a psicóloga do CRAS de Nova Independência, Ana Carolina da Silva.   A proposta executada para o Dia das Mães foi realizado no CSU em Andradina, com o apoio da equipe técnica responsável pelos assentamentos envolvidos e a parceria da professora de zumba, Vivian Rodrigues,  que brindou o grupo com uma divertida aula de zumba, seguido de um piquenique.

    A COATER em parceria com a RAPAC (Rede Andradinense de Apoio ao Paciente com Câncer) lança nos assentamentos a Campanha “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” com  palestras que serão realizadas pelas voluntárias da RAPAC, as profissionais da área da saúde: Milza de Souza e Maria Pierina Bortoletti e a psicóloga Débora Rigo.  A missão da RAPAC é ajudar no custeio das diferentes atividades direcionadas a pacientes com câncer e seus familiares que se encontram em vulnerabilidade psicossocial e residem na cidade de Andradina.  Estão agendadas seis encontros no Outubro Rosa: dia 2 (PA Primavera II), 6 (Esperança de Luz), 9 (Dois Irmãos), 20 (Rosely Nunes), 23(São Lucas), 27 (Pousada Alegre), 28 (Nova Canaã- AVAPAC). Serão sorteadas duas camisetas da campanha 2015 em cada palestra acima citada com o slogan: “Juntos, a favor da vida contra o Câncer. Unidos, podemos mais!”

   Durante o período da manhã, através de uma parceria com os profissionais de saúde do município, serão realizados exames como a aferição da pressão arterial, medição da taxa de glicemia no sangue e orientação para agendamento de mamografia e preventivo. Já na parte da tarde, acontecerão  as palestras com as voluntárias da RAPAC.

   “O objetivo é informar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, doenças que atingem mulheres em todo mundo. Devido à grande incidência, há a necessidade de alertar as mulheres para a prevenção e orientação de tratamento da doença, além de promover o diálogo, inclusive a respeito do aspecto psicológico, rompendo assim o preconceito no que se refere a doença.” – explica a assistente social Janaína Barros.

FONTE: JORNAL O FOCO - EDIÇÃO 06/10/2015 - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN

GALERIA DE FOTOS