Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia



COATER participa do Segundo Concurso do Mercosul de Boas Práticas na Agricultura Familiar

11/04/2016

    A COATER (Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural) inscreveu dois Projetos no SEGUNDO CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS, nas categorias Inovação Tecnológica e Associativismo para Crescer.  O concurso busca premiar e publicar as experiências que tiveram um impacto significativo em benefício de seus protagonistas, comunidades e da agricultura familiar como uma alternativa viável, conveniente e sustentável, sendo que em 2016, concorre com experiências da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Equador e outras experiências brasileiras.
        A COATER na Categoria Inovação Tecnológica, apresentou o documentário da implantação do primeiro Laboratório Veterinário para a realização de exames de brucelose/ tuberculose e tecnologia de reprodução (IATF) para o atendimento dos beneficiários da Reforma Agrária de Andradina e Região, no Estado de São Paulo.

      “Em 24 de novembro de 2014, foi inaugurado o primeiro  laboratório para exames de brucelose e tuberculose no Núcleo Operacional de Andradina e contou com a presença de 3 Ministros de Estado, além do presidente do INCRA, do presidente da COATER, Hiroshi Kakinohana e do superintendente do INCRA -SP. A COATER é a única  prestadora de assistência técnica no Brasil a investir aproximadamente 60 mil reais em infraestrutura, equipamentos e materiais em dois anos de funcionamento, visando a sanidade dos rebanhos, controle e erradicação da brucelose e tuberculose bovina nos 47 assentamentos do contrato. O objetivo maior da COATER é TRANSFORMAR VIDAS através das ações de ATER e das novas tecnologias acessíveis aos beneficiários” – enfatiza o Gerente de Projetos, Luis Carlos Tezoto

        O Laboratório da COATER reconhecido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, comprova a idoneidade dos serviços prestados, beneficiando os produtores que pagam pelos dois exames apenas R$ 15,00 por vaca, relativo ao valor de custo do Antígeno reagente.

     

 

 

 “A IATF é uma realidade à disposição dos produtores assentados, voltada para estabelecer as bases para o incremento da renda dos pequenos produtores de forma crescente e sustentável e sua inserção na Cadeia Produtiva do Leite. Com o IATF é possível sincronizar os partos para que o produtor tenha vacas produzindo leite durante o ano todo e principalmente no período de entressafra, quando o preço do leite é melhor. Uma das principais vantagens é o avanço no melhoramento genético, usando sêmens das raças Gir Leiteiro, Holandês, Jersey e Girolando” – explica a veterinária, Maria Cecília Murback.

 

 

 

         Em 2014, a equipe veterinária da COATER realizou 2.200 diagnósticos iniciais e inseminou 1.800 vacas, alcançando 55% de taxa de prenhez. No primeiro semestre de 2016, são até agora, 20 projetos de assentamento, 910 diagnósticos iniciais, 582 vacas foram protocoladas e inseminadas, com uma taxa de prenhez de 45%. A atuação da COATER é primordial para o melhoramento genético dos rebanhos e consequentemente, maior geração de renda e melhor qualidade de vida para as famílias assentadas. Essa tecnologia seria inviável para os produtores, devido ao alto investimento, se não fosse a atuação da COATER na Região.

Colaborou: Cristiane Alegre - Comunicação Social COATER

FONTE: JORNAL O FOCO - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN - EDIÇÃO 12/04/2016