Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia



FUNDAÇÃO DA COOPERATIVA AGROECOLÓGICA E ORGÂNICA DA REGIÃO SOROCABANA (COOPAORGS)

23/01/2016

13/01/16 - FUNDAÇÃO DA COOPERATIVA AGROECOLÓGICA E ORGÂNICA DA REGIÃO SOROCABANA (COOPAORGS), 
que reunirá agricultores de municípios da região de Sorocaba e arredores (Itapetininga, Ibiúna, Piedade, Iperó, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra, etc.), que trabalham com agricultura de base ecológica ou orgânica. 
A fundação ocorreu em Assembléia realizada no sindicato dos metalúrgicos, no município de Iperó.
A nova cooperativa deverá apoiar a produção agroecológica, aumentando a oferta de alimentos saudáveis e orgânicos, e facilitando o acesso destes alimentos para toda a população na região.
Essa cooperativa nasce da construção histórica da Agroecologia na região, e da soma das conquistas dos parceiros ligados à rede Articulação Sorocabana de Agroecologia. 
Entidades prestadoras de assistência técnica na região, tais como a COATER, IBS, ITESP, e também da Prefeitura de Iperó, ARDA, NAAC/UFSCar Sorocaba, Instituto Terra Viva, OCS Terra Viva, OCS Unidos Venceremos, e outros. 
Como se sabe, a agricultura familiar produz mais de 70% dos alimentos que vão para a mesa do brasileiro e toda a grande região de Sorocaba conta com um grande número de agricultores familiares (que trabalham com mão de obra familiar). 
Os benefícios que a transição para a produção agroecológica nos traz são: a não contaminação do ambiente e das pessoas por agrotóxicos, a preservação do solo, da água e da biodiversidade, a melhoria de condições econômicas e sociais para as famílias de produtores e também uma maior resistência e adaptabilidade perante as mudanças do clima que vivemos atualmente, que afetam muito a produção agropecuária.

VIVA A AGRICULTURA FAMILIAR! VIVA A AGROECOLOGIA!!

FOTOS: