Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia



Lançamento - OCS Viver da Terra Vida Saudável

20/04/2017

 A COATER através da equipe do Núcleo de Araçoiaba da Serra - contrato em Agroecologia da SEAD ( Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário); organizou o evento de lançamento da Organização de Controle Social - OCS Viver da Terra Vida Saudável que aconteceu no dia 12 de abril de 2017, na COFARP - Cooperativa dos Produtores Familiares de Piedade - SP.

 O gestor do contrato, Luis Carlos Tezoto foi o mestre de cerimônia e participaram da mesa diretora, o Presidente da COATER, Hiroshi Kakinohana, Claudio Benedito da Silva- Presidente da COFARP; a primeira dama do município- Mercês Moreni de Rezende, além da presença dos agricultores da região.

O planejamento das ações que orientaram o manejo da produção a seguir o caminho da sustentabilidade só foi viável a partir do conhecimento e comprometimento da técnica  Luzia Natalina Pereira Godinho, que uniu os três agricultores em torno de um sonho comum e foi  responsável pelo preenchimento dos documentos necessários e elaboração do plano de manejo enviados para o MAPA, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para reconhecimento do grupo e início de sua atividade formalizada, através da Declaração de Produtor Orgânico. 

A partir da OCS, tanto Michelle Papassoni, como o Ênio Pereira podem comercializar seus produtos como Orgânicos na feira em Piedade, às sextas-feiras. Ambos agregaram valor à sua produção e diversificaram as culturas. São os únicos agricultores de Piedade com certificação orgânica. Já, José Roberto da Silva escoa sua produção orgânica através das políticas públicas, no caso, o PNAE,  o alimento orgânico destina-se à merenda escolar.