Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




COATER DISCUTE COM ASSOCIAÇÕES O ORÇAMENTO PAA 2016

07/08/2016

      A Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural – COATER a serviço do INCRA, através do Setor de Organizações, promoveu no dia 3 de agosto, quarta–feira, uma reunião no Núcleo Operacional de Andradina com os representantes e sócios das Organizações – Associações produtivas do PAA, com a proposta de discussão e esclarecimento a respeito da situação do Programa de Aquisição de Alimentos 2016 e o encaminhamento dos projetos.   Estiveram presentes nessa reunião cerca de 85 pessoas, englobando a equipe do Setor de Organizações, o gerente de projetos da COATER, Luis Carlos Tezoto,  representantes dos municípios e os Agricultores Familiares Assentados da Reforma Agrária da Região de Andradina, público alvo da Ater.  

      

A principal atividade do Setor de Organizações da COATER é orientar e fomentar grupos formais para as Políticas Públicas de Comercialização. As Organizações dos Assentamentos da região, representadas na reunião por sua diretoria, dialogaram sobre a participação dos Programas de Aquisições de Gêneros Alimentícios, em especial o PAA na Modalidade CDS – Compra com Doação Simultânea para o Orçamento 2016. Este até o presente momento, encontra-se estagnado, deixando a produção de hortaliças, frutas e tubérculos sem a compra garantida, que é o objetivo do Programa  que beneficia não somente os Assentados mas também as famílias em situação de Insegurança Alimentar dos municípios envolvidos nos projetos.  O Sr. José Carlos Justi e Viviane dos Santos Bezerra – representantes dos municípios de Castilho e Andradina, presentes no evento, enfatizaram a importância do Programa e de sua continuidade. A COATER proporcionou um espaço para o diálogo, esclarecimentos e manifestação dos membros a respeito das situações experenciadas por cada Associação; enfatizando a realidade de cada comunidade de Assentamento e suas propostas para encaminhamento junto aos envolvidos na liberação do recurso.          

    Foram elencados dificuldades como a emissão de DAP Física e Jurídica, ou documento expirado, beneficiários bloqueados sem informação consistente, continuidade da ATER com regularidade, beneficiários envolvidos nos projetos ao longo dos anos e neste ano estarão fora da relação de beneficiários interessados em aderir ao Programa devido à falta dos documentos pertinentes, assim como foi enfatizada pelos agricultores familiares a necessidade de ações/alternativas que possam ser executadas  para que sejam sanadas a princípio, sua condição de assentado ou sistema bloqueado.

   A COATER realizou para ano de 2016, quarenta e dois (42) projetos para o Programa de Aquisição de Alimentos –PAA CDS para a CONAB, totalizando para a região cerca de mais cinco milhões de reais. No ano de 2015, com a redução do recurso foram contempladas 17 Associações que estão realizando as entregas de alimentos garantindo a continuidade do Programa na região e suprindo as famílias consumidoras  com dificuldades. Neste ano até o presente momento, a redução que se apresenta para o Orçamento torna inviável a continuidade do projeto para a conclusão do ano 2016 e sem alimentos para o ano de 2017, não tendo nenhum projeto contemplado para a região até o momento.

     O gerente de projetos, Luis Carlos Tezoto esclareceu aos representantes de Associações, beneficiários da Reforma Agrária o que são fatos e boatos diante da prestação de serviço de assistência técnica executada pela COATER  através do contrato com o Incra. Diante da situação política e econômica vivida no Brasil, não é verdade que a COATER irá interromper suas atividades de assistência técnica realizada no campo e no Núcleo Operacional de Andradina (administrativo).” A COATER tem um compromisso de responsabilidade para com a Agricultura Familiar e a Reforma Agrária, é certo que ocorrerão novas adaptações, mas sem prejuízo aos beneficiários. Nossa meta está pautada na transformação de vidas através do nosso empenho e competência técnica e o nosso compromisso para com a Reforma Agrária não está simplesmente vinculada às questões financeiras.” –explica  Luis Carlos Tezoto

   Durante a reunião foi proposto aos representantes das Associações o levantamento produtivo através da equipe técnica para encaminhamentos junto ao CEAGESP e seus permissionários e Prefeitura Municipal de Andradina, onde haverá em breve, uma rodada de negócios entre os produtores e compradores dos produtos em alta escala e qualidade.Com essa ação, será possível iniciar o processo de comercialização visando a inauguração do entreposto de Andradina, a Central de Distribuição de Alimentos.”

   De acordo com o gestor do contrato, Marcelo Ferraz, os beneficiários que quiserem saber  sobre a sua situação atual, basta comparecer ao Núcleo Operacional de Andradina e solicitar por escrito. Lembrado que as solicitações devem ser feitas ao INCRA através da COATER.

FONTE: CRISTIANE ALEGRE - COMUNICAÇÃO SOCIAL COATER - JORNAL O FOCO - EDIÇÃO 09/08/2016 - JORNALISTA JOSÉ CARLOS BOSSOLAN