Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Reunião Municipal do Programa Verde Azul em Paraguaçu

28/09/2016

Aconteceu no dia ultimo dia 27 de Setembro, no Departamento de Educação de Paraguaçu Paulista a reunião municipal com os interlocutores do Programa Município Verde Azul, com a participação de representantes de várias segmentos da nossa cidades, numa espécie de tira-dúvidas e  orientações aos participantes.

A reunião foi coordenada pelo presidente do Condema o Engenheiro Ambiental  da Coater João Gabriel Bertoli durante o evento estiveram presentes, representantes do Corpo de Bombeiro, Rotary Club, Sindicato Rural Patronal, Arpev,  Coopacam, Faculdades Gamonn e prefeitura municipal.

O motivo da reunião foi apresentar o Programa Verde Azul para a cidade, as principais necessidades para Paraguaçu e compartilhar a experiência de outros municípios que já conseguiram o selo verde. Porque o objetivo maior do programa é incentivar a participação de todas as pessoas da cidade nos cuidados com o meio ambiente, resultando na conquista do selo verde.

Segundo o presidente do Condema, João Gabriel Bertoli acredita que reunião foi uma oportunidade de valorizar todas as ações ambientais na nossa cidade.

Considerando que a descentralização da política ambiental tem resultado em significativos avanços ambientais e na conseqüente melhoria da qualidade de vida e que as informações decorrentes da consecução das ações propostas pelo Programa contribuem para o aprimoramento da gestão ambiental local e regional, a reunião tem o objetivo de dirimir as dúvidas e prosseguir com a etapa 2016 do programa.

Para a consecução dos objetivos do Programa Município Verde Azul, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente acompanhará os municípios na consecução das diretivas do programa e, ao mesmo tempo, promoverá as seguintes ações: orientar as Prefeituras Municipais para o cumprimento adequado das Diretivas Ambientais, bem como no planejamento da política ambiental municipal; definir e publicar as ações propostas, pesos e notas das Diretivas Ambientais para o cálculo do Índice de Avaliação Ambiental – IAA; elaborar e disponibilizar aos Municípios o Sistema Informatizado para preenchimento do Relatório de Gestão Ambiental; orientar o Interlocutor na utilização e alimentação do Sistema Informatizado; calcular os Índices de Avaliação Ambiental - IAAs, divulgando a pontuação obtida pelos Municípios; e, finalmente, conceder o “Certificado Município Verde Azul” e o “Prêmio Governador André Franco Montoro”.