Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Análise do solo é o primeiro passo para uma boa lavoura de grãos

24/10/2016

A calagem e a adubação são os passos seguintes para garantir uma produtividade alta e duradoura

A análise do solo é o primeiro passo para fazer a adubação nas lavouras de soja. O trabalho começa antes do plantio. A calagem também é outra técnica necessária. Segundo os consultores de agricultura de precisão da Coater, você vai saber quais as orientações para aumentar a fertilidade do solo e para ter boa produção na safra.

Na preparação do solo, a calagem se torna muito importante. A técnica da calagem é feita para corrigir a acidez do solo. O manejo consiste na aplicação do calcário pra fazer essa correção. O calcário eleva o pH do solo e fornece cálcio e magnésio como nutrientes. Mas essa pratica só feita depois da análise do solo. A análise vai indicar qual o tipo e a quantidade de calcário que o produtor deve usar.

Os solos do Brasil, de modo geral, são muito ácidos. Ou seja, as plantas teriam muito mais dificuldade para ter altas produções em solos sem correção, principalmente as cultivares melhoradas. A calagem é feita por um período, que pode ser de dois em dois anos ou três em três anos. A adubação, por outro lado, é feita anualmente.

Na adubação, se faz a complementação dos nutrientes. No caso da soja, o nitrogênio já é fornecido através das sementes inoculadas. Mas é preciso fornecer fósforo e potássio para o solo. Aliás, o pesquisador alerta para a importância de repor o potássio. A soja é uma cultura que retira muito esta substância do solo.

Para cada tonelada produzida, a soja retira 20 kg de potássio. Por exemplo, um agricultor, que produz quatro toneladas de soja, estará retirando 80 kg de potássio do solo. Se na adubação ele não fornecer no mínimo essa quantidade e o solo não tiver quantidades excedentes, ao longo do tempo, ele estará empobrecendo o seu solo. E o agricultor não vai saber o porquê da sua produtividade cair os Consultores.

A análise do solo indica o que a planta precisa, o que o solo precisa para atender a necessidade dela. Para mais informações entre em contato com o setor de Agricultura de Preciao pelo telefone 18 3361 6530 com Agnus Franco ou Emilio Hermann.