Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Coater da dicas de como realizar a análise de solo corretamente

16/11/2016

A análise de solo é uma técnica essencial para que o produtor consiga corrigir a terra de sua propriedade, antes de plantar

A análise de solo é fundamental para que o produtor consiga diagnosticar as condições de fertilidade e obter orientações corretas sobre os tipos de nutrientes e a quantidade exata que o solo da propriedade precisa. De acordo com as orientações do Engenheiro Agrônomo da  Coater Agnus Franco, a análise deve ser realizada por uma equipe de agricultura de precisão e que tenha um laboratório especializado e os resultados precisam ser interpretados por um engenheiro agrônomo, que é capaz de fazer a recomendação da adubação e calagem, a adição de calcário para corrigir a acidez do solo.

 Através da análise que realizamos na sua propriedade é possível fazer as correções necessárias no solo, o que ajuda a aumentar a produtividade da lavoura. Essa análise evita despesas desnecessárias com fertilizantes e o desperdício dos adubos. Além disso, evita que o produtor plante em um solo pobre.

 Quando o produtor deve fazer a análise de solo?

A análise pode ser feita em qualquer época do ano. Porém, o recomendado é que seja realizada no mínimo três meses antes de iniciar o plantio da safra, de modo que o produtor tenha tempo suficiente para recuperar o solo se for preciso.

 Que solo pode ser analisado?

Solos que apresentam colorações, altitudes ou topografia de terreno diferentes devem ser coletados separadamente, para análises distintas. Além disso, áreas com culturas, adubações e calagens distintas também devem ser coletadas separadamente.

 Qual área deve ser analisada?

Para um bom aproveitamento da análise, fazemos a coleta amostras de áreas de no máximo 10 hectares que apresentem condições de solo homogêneas. É preciso que a área seja de terra seca, nunca encharcada, e não esteja próxima de residências, galpões, depósito de adubos e defensivos. O produtor deve ter em mente que vai realizar análise de uma área produtiva, que servirá para as orientações sobre pH e nutrição do solo.

Como realizar a coleta corretamente?

Após delimitarmos o lote de até 10 hectares que será avaliado, os técnicos da Coater percorrer a área em “zig-zag”, coletando com um trado as amostras de cerca de 20 pontos diferentes. As amostras são da camada superficial do solo, com profundidade de até 20 centímetros. Quando a cultura é perene, como as frutíferas por exemplo, o produtor pode também recolher amostras de solo com profundidade entre 20 e 40 centímetros.

 Onde realizar a análise de solo?

Quer realizar a análise de solo na sua propriedade entre em contato com a equipe de Agricultura de Precisão da Coater pelo telefone 018 3361 6530 com os Engenheiros Agnus Franco e Emilio Hermann