Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Saiba quais os principais tipos de impactos ambientais causados pelo homem

28/09/2017

Segundo estudos grande parte dos impactos ambientais são desencadeados devido as ações humanas

São chamados de impactos ambientais os malefícios que afetam diretamente o meio ambiente, transformando negativamente o solo, ar, água e até mesmo os animais. Grande parte dos impactos ambientais é causada pelo homem — seja pelo consumo excessivo de recursos naturais, pela provocação de escassez em componentes essenciais para a vida (como a água), pela poluição ou até mesmo pela destruição dos habitats.

Principais tipos de impactos ambientais causados pelo homem

Atividade industrial

A indústria é responsável por produzir resíduos altamente prejudiciais ao ar, às florestas, rios e aos seres que habitam esses ambientes — o que inclui animais, vegetais e o próprio ser humano.

A poluição causada por resíduos e componentes químicos pode prejudicar o meio ambiente em diversas esferas, destacando-se como responsável pela formação de chuva ácida — que danifica a água, o solo, as plantas e os animais aquáticos que vivem na região do descarte.

Descarte irregular de resíduos

O descarte errôneo de resíduos provenientes de atividades domiciliares, industriais, de agricultura ou de mineração destaca-se como outro importante impacto ambiental causado pelo homem. Isso porque a maior parte desses detritos vai parar em rios, enquanto o restante se acumula em aterros sanitários e lixões. Em todos os casos, o lixo contamina a água e o solo, afetando diretamente as plantações e todos que a consomem.

Exploração de recursos naturais

exploração de recursos naturais também reflete em um dos maiores tipos de impactos ambientais causados pelo homem. Um bom exemplo neste sentido diz respeito ao petróleo, que está associada à ocorrência de diversos acidentes envolvendo navios petroleiros ou plataformas de petróleo, problemas que podem causar enormes danos ao meio ambiente.

O mesmo também pode ser dito quanto à exploração da floresta amazônica, pantanal e cerrado, enormes áreas verdes cada vez mais prejudicadas em prol do plantio de soja e criação de gado.

Urbanização mal planejada

O crescimento acelerado das cidades faz com que o planejamento urbano nem sempre seja realizado da forma estratégica como deveria. A retirada de parques e demais áreas verdes para a construção de casas, prédios, fábricas ou indústrias é, atualmente, um dos principais tipos de impactos ambientais causados pelo homem.

Isso acontece porque, quanto menor for a área verde de uma cidade, maior é a poluição do ar. O crescimento populacional também reflete diretamente na produção de resíduos sólidos e lixo orgânico que, sem receber tratamento e reciclagem adequados, cada vez mais eles acabam contaminando rios e solo.

Atividade mineradora

O Brasil está cheio de garimpos irregulares, o que pode causar contaminações (especialmente por mercúrio) em lagos, rios e até mesmo no solo. Já as grandes empresas mineradoras, por sua vez, abrem verdadeiras crateras no solo, o que elimina área verde e destrói a paisagem ambiental do local.