Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




''Trânsito: os menores deslizes podem resultar em um desastre"

05/10/2017

A violência no trânsito cresceu significativamente e, atualmente, é a segunda maior causa de mortes no Brasil. Acidentes de trânsito estão ocorrendo com maior freqüência e, infelizmente, estão se tornando parte do nosso dia a dia, muitas vezes, ocorrendo na nossa rua, no nosso bairro, no nosso caminho para o trabalho.

Dentre as principais causas dos acidentes, provocadas por negligência ou erro humano, estão a distração decorrente do uso de celular ao volante, seguida pelas ocorrências de dirigir embriagado e ter atitudes imprudentes, como não usar o cinto de segurança e dirigir acima da velocidade permitida.

Somadas a esse contexto, não podemos deixar de citar as péssimas condições das rodovias brasileiras, como também a falha ou a falta de sinalização, fatores que muito colaboram com o índice de acidentes. Muitas rodovias têm problemas estruturais que prejudicam e comprometem a logística no país e, sobretudo, a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.

Esse aumento do número de acidentes que estão ocorrendo em Paraguaçu Paulista remete-nos a uma reflexão e questionamento: Isso é conseqüência do crescimento da frota de veículos nas ruas, da nossa pressa cotidiana ou do processo natural de desenvolvimento?

Qualquer que seja a resposta, até que ponto é aceitável ou justificável termos danos materiais e até perdermos vidas em troca de uma rotina agitada, de um trânsito caótico ou de uma estrada sem condições adequadas?

O transito deve ser um ambiente harmonioso, seguro, de cooperação e colaboração entre as pessoas, onde todos tem os mesmos direitos e deveres e, portanto, todos correm o mesmo risco.