Coater - Notícia
Logo - Coater

Notícia




Veja 5 exemplos que explicam a diferença de reciclar e reutilizar

14/12/2017

A reciclagem e a reutilização são dois conceitos importantíssimos dentro da chamada responsabilidade ambiental. As duas ações devem ser feitas por todas as pessoas sempre que possível, mas muitos indivíduos ainda têm muitas dúvidas a respeito de como realizar cada uma delas. Muitos, inclusive, ainda não sabem diferenciar a reciclagem de reutilização.

Diferença entre reciclagem e reutilização

Reciclagem é um processo que consiste na utilização de materiais descartados para a confecção de um produto igual ao original, enquanto a reutilização diz respeito ao reuso de um produto — seja para a mesma função do item original ou com uma funcionalidade totalmente nova.

A reutilização nem sempre exige um processo elaborado demais e, muitas vezes, pode ser feita mesmo a utilização de produtos químicos ou a participação de indústrias. É possível, inclusive, fazer a reutilização de materiais sem sair de casa: basta um pouco de imaginação, criatividade e vontade de colocar a mão na massa.

Exemplos que explicam a diferença de reciclar e reutilizar

Recicle eletrônicos

Muitos eletrônicos possuem partes que podem ser recicladas, ou seja, que podem ser transformadas em peças novas e que cumprem a mesma função. Por isso, sempre descarte seus eletrônicos em locais que realizem reciclagem ou que encaminhem os materiais para indústrias de reciclagem.

Reutilize potes

Aqueles potes de manteiga ou de requeijão podem muito bem servir para guardar outros alimentos, sem que você tenha que fazer nada além de lavá-los. Assim, você ajuda o meio ambiente ao mesmo tempo que economiza com embalagens.

Recicle cartuchos de tinta e toners

Muita gente não sabe que pode reciclar os cartuchos de tinta vazios e os toners das impressoras. Algumas empresas fazem esse serviço, inclusive algumas das fabricantes dos próprios cartuchos.

Reutilize escova de dentes

Depois de velha, a escova de dentes pode ser usada para limpar lugares de difícil acesso na casa. Essa é uma prática já comum, mas que vale ser lembrada para quem ainda está procurando uma escovinha para aqueles cantos chatos das paredes.

Recicle ou reutilize jornais

Os jornais são ótimos exemplos de produto multiuso! Após a leitura, você pode reciclá-los, depositando-os em uma lixeira própria para papel. Também é possível reutilizá-los de di8versas maneiras: como forro na hora de pintar as paredes da casa, para embalar conteúdos frágeis durante o transporte e até mesmo para recolher fezes de animais de estimação. Em algum momento, de qualquer forma, esses jornais serão jogados fora e também devem ir para a reciclagem de papel.

Imagem: istock.com / grmarc